quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Panorama Peter Eisenman


Peter Eisenman

"Peter Eisenman é um arquiteto. Um dos principais representantes do desconstrutivismo.
Conhecido mundialmente por utilizar tecnologias de última geração, segundo Castelnou o arquiteto norte-americano criou o chamado “objeto axonométrico” que representa a obra arquitetônica com um nó sintático que deslumbra as formas, mas confunde a mente devido à distorção do ponto de fuga. Sua arquitetura se caracteriza pelo uso de formas geométricas e orgânicas que se cruzam entre planos e estruturas, onde vigamentos, perfis e superfícies são rebatidos e cortados.
A partir de 1967, começa a fazer diversas pesquisas nos projetos das casas I a XI, experimentando assim diferentes metodologias compositivas, e a principal que até hoje utiliza é a trama ou espécie de gralha cartesiana para compor volumetria e dividir seus espaços.
Para Eisenman, o espaço, função e mobiliário devem ser estruturados a partir de um sistema mental coordenado, dessa forma, se tornou um dos precursores da arquitetura desconstrutivista na décadade 80." http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Eisenman

Apropriação da Sala de Modelagem

Nós, alunos do 1º período de Arquitetura, fizemos a apropriação da nossa sala de modelagem. A idéia do trabalho foi tranformar a sala em um espaço nosso, com a nossa identidade, pensando na funcionalidade do espaço. E a mudança foi muito impressionante. Através da reforma feita pelos alunos do semestre anterior, mudamos pontos da sala que não funcionavam bem, mas resolvemos manter outros. A principal mudança que fez mais e melhor diferença foi a localização da sala de aula. Essa mudança ampliou muito o ambiente. Resolvemos mudar o quadro de lugar e colocá-lo em sentido contrário à geometria da sala, deixando um espaço atrás para criar um corredor para exposição dos trabalhos e aproveitar o armário que fica atrás do quadro. Colocamos o quadro com uma quebra do lado para criar o espaço da sala de aula e ampliar a exposição e o espaço do ateliê. Permanecemos com o "iceberg" formado pelas mapotecas e com a localização da área de descanso e da projeção. A área de descando é separada do resto da sala por um filó que ao mesmo tempo que dá fechamento ao ambiente de descanso, interage com o restante da sala. Essa área ficou muito aconchegante e atrativa, com real aparência de um lugar de relaxamento.





Refazendo...

Fiz algumas mudanças para evidenciar mais o uso do espaço. No hall da Escola de Arquitetura as pessoas usam para transitar, olhar os murais pretos com avisos, fotos e projetos à direita e para olhar o horário das aulas no fundo à esquerda.