segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Viz Muniz

Vik Muniz, artista brasileiro muito conhecido no exterior, formou em publicidade, mas atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Desde 1988, ele realiza trabalhos com temas que remetem à memória, usando técnicas diversas. O inusitado são os materiais usados em suas obras, como o açúcar, chocolate líquido, poeira, cabelo e brinquedos. As obras de Vik Muniz são resultado de uma intensa produção de instalações, objetos, pinturas e esculturas, mas seu objetivo final é sempre o registro fotográfico. "Em certo momento a fotografia me interessou tanto que passei a fazer objetos exclusivamente para que fossem fotografados", afirma o artista, que também aponta seu gosto pelo "ilusionismo que pode ser desvendado”. Vik Muniz é um artista da ilusão. Os olhos são apenas um dos sentidos para se aproximar de uma imagem. Ele sabe que olhar uma floresta pode impedir que se observe uma árvore. A fotografia é sua floresta. O material usado por ele, a árvore.


"No meu trabalho, tanto o material como o tema são coisas facilmente reconhecíveis ou banais, assim o foco fica voltado à relação entre estas duas coisas. O processo artístico consiste na maneira criativa com que o tema se integra ao material e vice versa. De um lado o espectador negocia com a obra com toda a bagagem de conhecimento pratico que ele traz da sua experiência interagindo com materiais e do outro, de toda sua memória visual, e isso inclui a história da arte."- Vik Muniz


Cercado por quatro assistentes, Muniz diz que o maior trabalho é “gerenciar” a criatividade, que aflora em alta rotatividade: desenha, escreve, esculpe ou está em busca de algum helicóptero para fotografar vôos livres. As nuvens, aliás, são uma metáfora para Muniz. “Todo o mundo olha as nuvens e imagina formas. Eu gosto de ficar experimentando sobre isso. Eu digo às pessoas: “Aquela parece uma foto”. Agora, através da minha janela estou vendo uma que parece um porquinho”, diz Muniz.

Quem quiser saber mais sobre Vik Muniz, esse é o site dele: