sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crítica ao objeto do colega

O objeto que eu vou comentar é o da Michelle, que é uma cômoda que envolve LED's, combinação de ímãs, interação com o formato da gaveta... Saber mais sobre: http://michellexcarq.blogspot.com/
Eu tenho algumas sugestões para a cômoda. A disposição dos ímãs em cima da cômoda poderia acionar luzes ou outro mecanismo dentro das gavetas ou porta e os ímas para essa combinação poderiam estar embutidos em um objeto decorativo na cômoda. Eu achei muito interessante a funcionalidade do objeto, pois ao mesmo tempo que ele funciona como um brinquedo interativo, ele fornece iluminação para pessoa que quer procurar ou guardar alguma coisas dentro da cômoda quando estiver escuro. Outro aspecto interessante do objeto são os lugares específicos para os dispositivos ficarem, como os led's, o sistema de impulsionamento da gaveta do meio, a espuma atrás da gaveta e todos os outros dispositivos. A Michele soube usar do espaço da cômoda de uma maneira positiva.

domingo, 5 de outubro de 2008

Mapeamento - Sala do Poço Artesiano

Bom, o trabalho era trabalhar com o sketchup para mapear o lugar escolhido pelo grupo para ser usado na intervenção. O lugar escolhido pelo nosso grupo foi a sala do poço artesiano. Esse lugar não é ventilado, pois tem prédios em volta dele e pequenas janelas as quais também deixar a sala escura. Escolhemos esse lugar pois ele é fechado, então eliminamos alguns problemas como chuva, lugar para guardar as coisas na execução do trabalho e dificuldade para escurecer caso usemos projeção. O meu trabalho de sketchup ficou muito pesado e não deu para fazer vídeo. Eu mapeei o calor pela cor vermelha no prédio e no chão da sala com uma textura chamativa e forte. Nas paredes eu coloquei umatextura escura para mapear a falta de ventilação e a sensação abafada. Dentro da banheira eu coloquei riscos demonstrando as sujeiras do local. E a porta de entrada preta marcando a dificuldade de entrar no lugar, pois ele sempre fica fechado e sem fluxo de pessoas.







quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Objeto Interativo

Meu objeto é uma escada interativa, que a pessoa pode escolher o ângulo de curvatura dela. Ela pode ficar reta ou criar um desenho interessante dependendo do seu formato. Em uma casa, por exemplo, quando o morador for dar uma festa ou uma comemoração qualquer a qual ele precise de espaço, ele pode curvar a escada disponibilizando mais espaço livre. A pessoa interage com a escada através de um computador no início e no final da escada controlado por senha e ligado a um motor ou simplismente por um output que controla a intesidade da curva. E à medida que a pessoa vai subindo a escada ela vai acendendo as luzes dos degraus que funcionam apenas quando o ambiente estiver escuro e for necessário a luz como medida de segurança. E através do computador ligado à curvatura da escada, a pessoa pode controlar a luz também, programar o movimento dela sozinho para criar um efeito quando tiver um evento no ambiente e as luzes forem interessantes.

FILE - Hisako K. Yamakawa

Através de uma imagem de uma floresta projetada na parede, o japonês Hisako K. Yamakawa criou um jogo eletrônico o qual basta se aproximar e emitir algum som que se transforma em um objeto físico que flutua em formas e volumes variados por essa floresta, representando a forte tradição oral das histórias japonesas.

Representei minha sensação vendo esse trabalho no sketchup...